Pular para o conteúdo principal

Balanço Geral do Bimestre

Neste bimestre estudamos a Europa e introduzimos alguns conceitos regionais da Ásia. Foram discutidos aspectos econômicos, geopolíticos e físicos. Faça um breve relato, resumidamente, do que foi visto até aqui.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Em oposição ao que se fala em Ocidente e cultura ocidental geralmente remetendo aos continentes europeu e americano.Apesar dessa oposição entre Ocidente e Oriente, é importante frisar que se formos considerar apenas os aspectos naturais e não as convenções, a Europa e a Ásia são duas regiões de um único continente: A Eurásia. Porém, considerando justamente todas as diferenças históricas e culturais, bem como as dificuldades de contato entre as duas regiões, convencionou-se dividir e considerar o continente Eurasiático como dois continentes distintos, sendo os Montes Urais, que cruzam a Rússia, a divisória entre a Europa e a Ásia.
    Além da porção continental, que fica na Eurásia, o continente asiático possui uma porção insular com uma quantidade considerável de ilhas. O arquipélago japonês talvez seja o mais famoso conjunto de ilhas asiáticas, bem como a ilha de Taiwan (uma república rebelde que por vezes luta por sua independência em relação ao governo da China comunista e por vezes se reivindica como o legítimo governo sobre toda a China) e as ilhas dos territórios da Indonésia e Timor, Malásia e outras ilhas menores.

    Por vezes a Ásia é chamada de continente-maciço, devido ao predomínio de regiões elevadas de montanhas e planaltos por toda a sua extensão, com presenças de planícies basicamente nas regiões costeiras do continente.
    Talvez o fenômeno climático mais conhecido seja o das monções que atingem o sul e sudeste asiáticos, proporcionando verões extremamente chuvosos e invernos extremamente secos.
    Por sua considerável extensão, a Ásia apresenta uma grande variedade climática. Do clima equatorial na parte mais ao sul, até a parte mais ao norte onde há o clima siberiano e subártico extremo onde possui as cidades mais frias do mundo na parte asiática do território russo: Verkhoiansk, Oymyakon e Yakutsk.

    Talvez o fenômeno climático mais conhecido seja o das monções que atingem o sul e sudeste asiáticos, proporcionando verões extremamente chuvosos e invernos extremamente secos. Muitos conflitos atualmente não estão apresentando uma atividade bélica entre as partes, porém continua um permanente clima de tensão entre as partes envolvidas.Ambas as Coréias estão em uma situação de trégua, embora constantemente existam provocações mútuas que aumentam a tensão da região, especialmente considerando o envolvimento dos aliados de cada parte. Com a Rússia e a China sendo os principais aliados do regime norte-coreano e os Estados Unidos, Japão e a União Européia estando entre os principais aliados da Coréia do Sul.Outro conflito que se arrasta com uma relativa trégua, porém com uma constante tensão e provocação entre as partes, é entre a Índia e o Paquistão. Conflito este que mistura elementos religiosos (o conflito entre indianos hindus e paquistaneses islamitas) e políticos (inclusive apesar da neutralidade na Guerra Fria.
    A Ásia é um grande caldeirão de diversidade étnica (enquanto os diversos povos europeus são classificados como “brancos” a ásia apresenta uma diversificação imensa de povos nativos), cultural, linguística e religiosa. São incontáveis o número de idiomas e dialetos falados ao longo do continente, também existe uma quantidade enorme de religiões nativas. Inclusive, a Ásia é o berço das principais religiões do mundo.A Ásia também é uma forte produtora de material midiático que é exportado pelo mundo, sejam os desenhos japoneses (animes e mangás) que ganharam o mercado mundial, seja a principal indústria cinematográfica do mundo (junto com a dos Estados Unidos) que é a indústria indiana (inclusive com a cidade de Bombai recebendo o apelido de Bollywood em homenagem a cidade de Hollywood nos E.U.A.). Os filmes de artes marciais chineses ganharam também o mercado mundial, tendo estrelas de grande destaque e que foram incorporados ao cinema americano comos os atores Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li.

    Alunas;Samara,Sabrina,Suelem.

    ResponderExcluir
  3. * A formação da União da Europeia: o primeiro movimento foi a criação da Benelux ( Bélgica, Holanda e Luxemburgo) em 1994, com o objetivo de facilitar as relações comerciais e reduzir as tarifas alfandegarias entre esses países. Anos depois outros países foram entrando na UE como França, Inglaterra, Itália com isso surgiu outras organizações como a MEC ( mercado comum europeu) e a CEE ( comunidade econômica europeia) entre outras.
    Com o fim da Segunda Gurra Mundial, 1945, os países europeus que foram palco do confronto encontravam-se devastados. As lideranças nacionais europeias investiram na união de esforços nacionais como uma tentativa de recuperação politica e econômica do continente.
    No inicio da década de 1990,com o fim da Guerra Fria, foi assinado o tratado de Maastricht, que entrou em vigor em 1993. Seu proposito foi o de aprofunda a integração entre os países-membros da CEE, que passou, então, a ser chamada de União Europeia. Alem de promover a livre circulação de mercadorias, o tratado de Maastricht teve como objetivos a criação de uma união aduaneira, eliminando tarifas e impostos alfandegário comum. Desde de sua criação, a UE já incorporou mais de 16 países, totalizando 28 membros.
    Embora a criação de uma moeda unica para o bloco tenha sido proposta desde o tratado de Maastricht, o euro só foi introduzido em 1999, tornando-se a nova moeda oficial, a época, de 11 países-membros e sendo inicialmente utilizada somente nas operações de pagamento que não envolviam notas e moedas, enquanto as antigas continuaram a ser utilizadas.
    O ano 2008 ficou marcado por uma grave crise financeira, iniciada no mercado imobiliário EUA, que repercutiu na economia de diversos países pelo mundo. Os países mais ricos, Alemanha e França, ofereceram ajuda financeira aos países em crise, em uma tentativa de preservar a economia da União Europeia. Foram concedidos bilhões de euros, em especial para a Grécia.

    *Ásia: A Ásia e o maior continente do mundo. Seu território, com extensão superior a 44 milhões de quilómetros quadrados, representa cerca de 8% da superfície terrestre e por volta de 30% da área continental do planeta. Nele se encontra mais de 4 bilhões de habitantes, o que corresponde aproximadamente 60% de toda população mundial.
    Economia da Ásia compreende a mais de 4.4 bilhoes de pessoas vivendo em 49 diferentes nações. Seis nações estão parcialmente no continente asiático, porem,são considerados em outra região econômica e politica como exemplos Rússia e Turquia. A Asia é o continente com maior crescimento atualmente, China e India respectivamente são os dois maiores atualmente.
    Devido a sua grande extensão, a Ásia possui uma grande variedade de climas, relevos e tipos de vegetação. Enquanto muitas de suas áreas são extremamente férteis e com clima propicio para a ocupação humana em grande escala, esse continente também abriga grandes regiões desérticas e a maior cadeia de montanhas do mundo: o Himalaia. Por isso, apesar de apresentar as regiões mais densamente povoadas do planeta, Ásia tem parte de seu território constituída por lugares de baixa densidade demográfica.
    O continente asiático abrange as áreas localizadas no leste da Europa. As principais
    fronteiras que os separam do território europeu são os monte Urais, o Rio Ural, p Cáucaso e o estreito Bósforo. Na sua porção sudoeste, a Ásia também faz fronteira com a África. Esta se localiza no Egito, no canal de Suez.
    Devido sua grande extensão, o continente asiático é habitado por uma grande diversidade de povos, sendo uma região de enorme heterogeneidade cultural e religiosa. Por isso, são muitos aspectos que diferenciam os países asiáticos. A Ásia é o berço das maiores religiões do mundo: Cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo. Essas religiões se originaram no continente em diferentes épocas apesar de algumas delas terem surgidos em regiões próximas.



    ALUNOS: Guilherme, Patrick

    9III

    ResponderExcluir
  4. A União Europeia surgiu como concretização de um projeto que vinha a sendo desenhado mesmo antes do término da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, Bélgica , Países Baixos ( Holanda) e Luxemburgo criaram o Benelux, organização que tinha como objetivo facilitar as relações comerciais e reduzir as tarifas alfandegárias entre esses países.
    Em 1950, como a tentativa de solucionar o conflito é formulado o Plano Schuman, que previa a integração do setor siderúrgico Francês e Alemão sob controle de uma autoridade comum e também a livre circulação desses produtos entre os países envolvidos. Com isso foi criado a seca (comunidade económica do carvão e do aço) para reunir os seis países França, Alemanha, Itália e os membros do Benelux. Efetivamente, a criação da seca fez com que os países-membros intentificassem suas Produções industriais e diminuíssem seus custos. O sucesso da seca inspirou a criação do mercado comum europeu (MCE), em 1957, instituído pelo Tratado de Roma. Seu objetivo era ampliar os benefícios propostos pela seca a outros produtos além do ácido carvão, constituindo um mercado comum com livre sirculação de mercadorias, capitais e serviços.
    Inicialmente, o MCE era formado pelos mesmos países-membros da seca. O bloco foi se ampliando com Adesão do Reino Unido, da Irlanda e da Dinamarca em 1973, da Grécia em 1981 de Portugal e Espanha em 1986.
    No início da década de 1990, com o fim da Guerra Fria, foi assinado o Tratado de Maastricht, que entrou em vigor em 1993 seu propósito foi de aprofundar a integração entre os países membros da CEE, que passou, então, a ser chamado de União Europeia. Além de promover a livre circulação de mercadorias, o Tratado de Maastricht teve como objetivos a criação de uma união aduaneira, eliminando tarifas e impostos para comércio entre os países-membros, e o estabelecimento de um imposto alfandegário comum.
    Alunos João Victor, José Renato, Alexandre e Adrian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No entanto para ingressar na União Europeia já deve atender algumas exigências que inclui.
      A existência de uma economia de mercado livre;
      O estabelecimento de uma democracia estável e de estado de direito;
      Aceitação de toda a legislação e regulamentação da UE incluindo o euro.
      Desde sua criação, a UE já incorporou mais 16 países, totalizando 28 membros. Outros tentaram ingressar no bloco, como Turquia, Macedônia, Montenegro, e Islândia.
      Como parte da proposta de unificação da União Europeia foram criados órgãos nacionais seu principal objetivo é regulamentar as políticas administrativas do bloco.
      Parlamento Europeu: Sediada em Estrasburgo na França. Deputados eleitos pelo voto direto proporcional ao número de habitantes de cada país. Responsável por controlar a comissão Europeia e aprovar supostos comuns.
      Comissão Europeia: sediada em Bruxelas, na Bélgica seu objetivo principal é defender os interesses comunitários. É formado por um representante de cada país-membro.
      Conselho Europeu: sediada em Bruxelas na Bélgica é encarregado da função das políticas gerais da UE. Formado pelos chefes de estado ou de governo dos países-membros pelo seu presidente da Comissão Europeia.
      Para criação de uma moeda única para o bloco tenha sido proposta desde o Tratado de Maastricht, o Euro Só foi introduzido em 1999, tornando-se a nova moeda oficial.
      Em 2002, o Euro entrou em circulação seu objetivo principal é o fortalecimento das economias nacionais. A adoção da mesma moeda propiciou uma ampliação das relações comerciais entre os países e a formação de grandes empresas Europeias que emergiram a partir da junção de empresas diferentes países.
      Alguns países como Reino Unido, Dinamarca e Suécia mantiveram a moeda local e por entender que seria melhor para sua economia e para conservação soberania nacional.
      A criação da União Europeia trouxe uma série de benefícios aos países e também sérios desafios a serem enfrentados nesse bloco. A livre circulação de comércio a implantação ainda durante a CEE aumentou a concorrência entre as empresas que buscaram formas de aumentar sua competitividade.
      A adoção do Euro em países com diferentes custos de vida, por sua vez acarretou em problemas ligados ao custo e a produção de mercadorias.
      O ano de 2008 ficou marcado por uma grave crise financeira, iniciada no mercado imobiliário dos Estados Unidos, que repercutiu na economia de diversos países pelo mundo.
      A Europa mergulhou em uma grave crise econômica.
      A origem dessa crise foram os déficits fiscais Isto é gastos maiores do que arrecadação dos governos.
      Os investidores internacionais, receosos de que os países não fossem capaz de pagar suas dívidas, retiraram seus investimentos a chamada fuga de capitais.
      O desenvolvimento econômico foi interrompido e economia em recessão: milhares de trabalhadores foram demitidos. Houve quedas das receitas fiscais e um aumento do orçamento destinado a subsídio de desemprego.
      Os países mais ricos do bloco, Alemanha e França ofereceram ajuda financeira aos países em crise em uma tentativa preservar a economia da União Europeia.

      Excluir
    2. Ásia
      Das áreas de planícies siberianas em direção ao centro do continente, as altitudes vão aumentando e o relevo torna-se montanhoso. Logo ao sul da Sibéria está localizado o Planalto da Mongólia, onde há o Deserto de Gobi, o qual, além da Mongólia, também abrange parte do território chinês. Essa região apresenta clima temperado continental, com baixo nível de umidade e temperatura bem frias.
      Ao sul do Planalto da Mongólia está a Cordilheira do Himalaia, a maior cadeia de montanhas do mundo e que ocupa a maior parte da região central do continente.
      Por possuir clima extremamente frio, seco e com muitas ventanias, trata-se de uma das regiões menos povoadas de todo o continente, assim como a Sibéria, apresentando também grandes vazios demográficos.
      O derretimento da neve do Himalaia durante os períodos mais quente é responsável pela formação das nascentes de importantes rios da Ásia, como as Ganges, localizada na Índia e cuja bacia hidrográfica abrange uma área habitada por mais de 400 milhões de pessoas que dependem suas águas para consumo e produção de alimentos, isso sem contar sua importância religiosa. Apresenta quatro grandes penínsulas: Arábicas, Indiana, da Indochina e Malaia. A Península Arábica, que abragem grande parte do Oriente Médio, é caracterizada pela presença de um grande deserto, o da Arábia, que ocupa maior de seu território.
      A região do Oriente Médio também se estende a Noroeste e Nordeste da Península Arábica. Ela abrange desde o Afeganistão até a Turquia e o Egito e é caracterizada pelo grande presença de desertos em seu território.
      A Península Indiana se localiza ao Sudoeste do Himalaia e ao sul da planície Indo-Gangética, abrangendo toda a região sul da Índia. A vegetação local é caracterizada pela presença de florestas tropicais e ou de clima temperado.
      A Diversidade religiosa devido sua grande extensão, o continente asiático é habitado por uma grande diversidade de povos, sendo uma região de enorme heterogeneidade cultural e religiosa. Por isso, são muitos os aspectos que diferenciam os países asiáticos. A Ásia é o berço das maiores religiões do mundo: cristianismo, Judaísmo, Islamismo,hinduísmo e budismo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Reino

No filme O Reino, uma série de interesses são apresentados em uma intricada trama em torno de um atentado terrorista. Descreva a motivação, quem está envolvido e aonde ocorre toda a trama. Explicite os grupos que estão envolvidos na ficção que se aproximam da realidade.

O dia do atentado

Atividade avaliativa sobre o filme: 1 - Pesquise na internet notícias sobre a Maratona de Boston, compare ao que foi visto no filme apontando semelhanças e diferenças. 2 - Explique de que modo o aparato tecnológico ajudou na captura dos terroristas. 3 - Descreva a motivação e a ação dos terroristas.